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7 Dicas para um Marketing de Relacionamento de Sucesso

MARKETING DE RELACIONAMENTO

O marketing de relacionamento é caracterizado por todas as ações feitas pela empresa como objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com o cliente.

Oferecendo benefícios e assim garantindo a fidelidade dos seus clientes.

O principal objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

 

COMO IMPLANTAR O MARKETING DE RELACIONAMENTO NA SUA EMPRESA?

 

Para a empresa conseguir esse feito, é necessário que ela implante a cultura de fidelização dos clientes junto aos seus colaboradores, pois a relação entre empresa e cliente se inicia no primeiro contato com a empresa (Exemplo: uma ligação para esclarecer duvidas ou obter informações).

Por isso, é importante a empresa ter um atendimento diferenciado, que cative e conquiste o cliente desde o primeiro momento, de forma que a relação seja concluída com a venda do produto ou serviço e se propague para outras operações e vendas.

Além do mais, seus clientes podem se tornar uma de suas formas de propaganda, entusiasmando novas pessoas a adquirir os seus produtos e serviços, pois se eles estiverem satisfeitos com a marca, propagarão de forma gratuita o retorno que seus produtos e serviços trazem pra eles.

 

A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR OS CLIENTES

Para que o marketing de relacionamento cresça na sua empresa é importante que se construa um banco de dados que esteja sempre atualizado com os dados de seus clientes.

É através dele que sua empresa vai criar campanhas e  investir em formas de fidelizar seus clientes. Outro ponto  significante é identificar os clientes que realizar compras  com maior frequência e aqueles clientes que possuem maior  relevância no faturamento da empresa.

Esses clientes precisam ter um tratamento diferenciado, realizando um acompanhamento atípico, demonstrando esforços para estreitar a sua relação com esses clientes.

Após esse processo de identificação dos seus clientes, a empresa dará inicio ao marketing de relacionamento com o  seu público-alvo.

Em seguida, a empresa pode criar o seu plano de Marketing de relacionamento. Veja a seguir alguns exemplos:

1 – Entrando em contato informando ofertas de produtos;
2 – Parabenizar o cliente em datas especiais da sua vida 
3 – Realizar pesquisas de satisfação com os clientes 
4 – Oferecer bonificação através de planos de fidelidade
5 – Entre outros

A satisfação e o sucesso do marketing de relacionamento está totalmente ligado o quanto a empresa conseguiu se aproximar do seu cliente, compreendendo as necessidades e desejos, conseguindo progredir no aumento de vendas e o reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrente.

O plano de marketing de relacionamento também oferece um êxito no feedback do público, descobrindo se está havendo satisfação ou não em relação aos produtos e serviços fornecidos ao mercado.

 

7 DICAS PARA UM MARKETING DE RELACIONAMENTO DE SUCESSO

 

DICA 1: voltando a falar da importância de identificar os clientes

Essa é uma ação que muitas empresas subestima, com isso acabam com um banco de dados inconcluso ou desatualizado e quando necessário contatar com o clientes não conseguem ou não obtém um contato preciso e eficiente.

 

DICA 2: CONHECER OS CLIENTES

Uma forma de conhecer melhor os clientes é aproveitar cada oportunidade para estar verificando e atualizando os dados. 

Isso pode ser feito após cada compra, por exemplo.

Outra forma é encaminhar com regularidade pesquisas de opiniões junto a algum benefício (um brinde, desconto ou participação em sorteio) para garantir resposta da maioria.

Também acontece de espontaneamente clientes mostrarem suas  avaliações durante o atendimento. Você pode capacitar sua equipe para registrar as opiniões, críticas, e sugestões recebidas verbalmente no histórico do cliente.

Nuca esquecendo da pergunta mais importante: Você recomendaria nossa empresa a um amigo?Sempre que a resposta for sim, você saberá que está desenvolvendo um bom relacionamento com seu cliente.

 

DICA 3: SEGMENTAR E PERSONALIZAR

Já sabemos da importância dos dados dos clientes. Porém, ele deve ser bem utilizado.

O objetivo é segmentar os clientes de acordo com critérios relevantes em seguida criar abordagens personalizadas para cada segmento.

Você pode segmentar os clientes entre sexo masculino e feminino, e assim criar campanhas promocionais focada nas necessidades e expectativas de cada um. Exemplo: Um grupo recebe campanha relacionada ao dia dos pais e outro no dia das mães.

Essa é uma dica simples. Mas você pode deixar a segmentação mais complexa, combinando vários critérios. Quanto mais detalhes for a segmentação, maior a chance de você acertar o alvo e ser bem sucedido com uma campanha personalizada.

 
marketing de relacionamento

 

DICA 4: CRIAR AÇÕES QUE INCENTIVAM RETORNO

Esses tipos de ações certificam o retorno e desenvolve melhor o relacionamento com o cliente a longo prazo.

Pra criar esse incentivo, é recomendado que a cada compra, o cliente ganhe benefícios para voltar a comprar de novo. Com isso, sua empresa acaba formando um ciclo, não apenas vendendo mais como também cativando e melhor conhecendo o cliente.

Um outro exemplo são as pesquisas de satisfação associada a um brinde na próxima visita.

Citamos também a tática de alguns restaurantes, que após uma visita, dão aos clientes pra responder uma pesquisa online. Respondendo a pesquisa, o cliente ganha um aperitivo grátis na próxima visita.

 

DICA 5: SER SISTEMÁTICO

O marketing de relacionamento só em bem sucedido quando ele é sólido, sistemático. Também, é baseado no longo prazo. Não se pode satisfazer o cliente apenas no momento e depois esquecer que ele existe.

Por isso, as campanhas devem ser constantes e o contado frequente e continuo. Do contrário, você terá uma baixa taxa de fidelização e precisará sempre conquistar novos clientes (e vale lembrar que isso é mais trabalhoso e caro) Dessa forma, é bom estabelecer um cronograma, definindo  detalhes e prazos de cada ação.

Enviando e-mails em datas especiais. O cronograma consiste em planejar, visualizar e controlar o desenvolvimento do marketing de relacionamento ao longo de um período. Esse período pode ser trimestral, 
semestral ou, até, anual.

 

DICA 6: MONITORAR OS RESULTADOS

 

Mesmo o marketing de relacionamento exigindo um contato continuo, o significado disso pode variar conforme o mercado que você atua.

Exemplo, você não se incomodaria de receber um e-mail todo dia de uma empresa varejista com ofertas para seus produtos favoritos.

Já no mercado B2B, enviar e-mails todos os dias não vai aumentar as chances de vendas, na verdade, pode até desgastar o relacionamento.

Como conhecer a melhor abordagem então? Através de testes e do monitoramento dos resultados. No caso de e-mail marketing, isso significa acompanhar KPIs como a taxa de aberturas e a taxa de cliques.

A frequência de envio de e-mails é apenas um item que deve ser monitorado. Mas você deve medir os resultados de cada ação desenvolvida. Assim, o marketing de relacionamento trará frutos cada vez mais satisfatórios.

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DICA 7: TRABALHAR COM O RELACIONAMENTO EM DUAS VIAS

 

O marketing de relacionamento não consiste em apenas falar com o cliente mas também ouvi-lo. E, claro é necessário ter os canais certos para isso.

Muitas empresas pecam não tendo um canal de comunicação adequado para receber reclamações ou responder perguntas dos clientes. ou quando possuem o canal, não funcionam devidamente.

Quem nunca passou horas no atendimento telefônico e acabou insatisfeito sem conseguir resolver seu problema.

Procure sempre trazer respostas rápidas e diretas. Saiba que a maneira como esses canais funcionam terá um forte impacto na impressão que o cliente tem sobre a empresa.

 

FONTE: 
https://marketingdeconteudo.com/marketing-de-relacionamento/

1 comentário em “7 Dicas para um Marketing de Relacionamento de Sucesso”

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