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Brand Awareness: O que é e como aumentar o potencial da sua marca

Brand Awareness: Entenda o que é a consciência de marca e o quão importante é para sua empresa.

 

Uma métrica utilizada para definir o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores, e tem como objetivo proporcionar uma marca a alcançar notoriedade, ser bem vista pelo público e se tornar diferenciada para o mercado.

 

Talvez você ache um nome complicado mas o seu entendimento é simples e sua utilidade é importante, pois se trata de uma das métricas mais importante do marketing e também de um negócio.

Um exemplo de awareness bem elevado é os consumidores falarem Omo em vez de sabão em pó, Bombril em vez de palha de aço, Maizena em vez de amido de milho, Gilette em vez de lâmina de barbear entrei vários outros.

 

É também, o que leva a pessoas lembrarem de determinadas marcas ao associarem uma característica ou símbolo.

Como exemplo temos a BMW que é rapidamente reconhecida por seus automóveis e motocicletas de luxo ou a Apple que é reconhecida apenas por sua logo mesmo sem haver seu nome exposto nela, o que configura é uma maçã.

 

Tudo isso que foi citado tem a ver com a consciência de marca. veja a seguir a continuidade do artigo relatando a importância, a relação com o marketing digital e algumas práticas para aumentar seu Brand awareness.

 

Qual a importância do Brand Awareness?

 

Uma marca conhecida agrega vantagens indescritíveis no mercado. Acompanhe formas de se beneficiar numa estratégia de marketing para aumentar seu brand awareness .

 

brand-awareness

 

Aumento nas vendas

 

Ao realizar uma busca por algum produto ou serviço, provavelmente o consumidor já tem em mente duas ou mais marcas como referência.

Pois, para uma empresa que tem sua marca mais lembrada, seus resultados tendem a ser bem diferente é maior do que as que são pouco recordada.

Por isso a importância de ser uma referência, faz com que os consumidores tenham mais confiança na qualidade do serviço e consequentemente procurarão ofertas da sua marca antes de recorrer a outras opções.

 

Alcance da marca

 

Como o principal objetivo da Brand awareness é alavancar o conhecimento da marca, é comum que o alcance também aumente.

É necessário que as empresas exponham constantemente fazendo com que esteja sempre presente na vida do seu público-alvo.

Veja como exemplo a Coca-cola, pioneira na área ela não é referência em apenas refrigerantes mas na sua presença nos pontos de vendas também. Os clientes tem contato com a marca em diversos locais, seja em restaurantes, bares ou em variados tipos de eventos.

 

Qual a relação entre Brand Awareness e Marketing Digital?

 

Atualmente, a internet oferece bem mais autonomia para ações de marketing do que outras mídias. Sem contar que, as campanhas online costumam ser mensuradas de forma muito mais precisas e acessíveis.

Mas onde o marketing digital se encaixa no brand awareness?

Todas as marcas podem ter seu blog, site ou perfis nas redes sociais. Mais liberdade para criar conteúdos, promover-se e fortalecer seu brand awareness.

Falando sobre monitoramento de campanhas, ferramentas de marketing auxiliam nas métricas e a provar o valor da consciência de marca.

Dessa forma, as empresas não precisam se basear apenas nas pesquisar para medir o share of mind (participação na mento do público) de suas marcas. É possível também, calcular esse indicador com ajuda de outras métricas, por exemplo:

* menções em redes sociais
* Engajamento nos posts
* Visitas no site
* Alcance de publicações
* Tipos de menções e comentários sobre a marca
* Interesse pela marca no mecanismo de busca

 

Como aumentar o Brand awareness de uma marca?

 

Tornar uma marca mais conhecido requer uma série de ações e divulgações direcionadas ao público-alvo. Conseguir fixar uma marca na mente dos consumidores necessita de uma ótima gestão de marca, ou seja, branding.

Acompanhe a seguir algumas práticas para melhorar o brand awareness.

Crie programas de indicação

Recompense clientes que promovam sua marca e trazem novos consumidor. Essa é uma excelente forma de manter parte de clientes engajados e também de expandir seu alcance.

Personalidade única para a marca

 

Sabemos da dificuldade que é fazer uma marca ser lembrada por alguma característica ou detalhe, mas é uma ótima estratégia que quando alcançada gera um retorno grandioso.

 

Diferencie sua identidade visual

 

Um importante detalhe, é a identidade visual de uma marca. Deve ser o mais diferenciada possível e única. Afinal, certamente a primeira lembrança da sua marca que o consumição ter é da sua identidade. Vejamos, não é fácil assimilar um “M” amarelo ao Mc Donalds ou uma Maçã mordida a Apple?

Reconhecemos o qual complicado é atingir o nível de reconhecimento dessas marcas mas é importante utilizar de uma combinação de cores, fontes ou símbolos que não confundam sua marca com outra.

Patrocine eventos, personalidades e projetos

 

Não é atoa que muitas marcas não economiza na hora de patrocinar grandes eventos, artistas ou projetos sociais.

 

Você acha que a intenção é apenas aumentar as vendas? É mais que isso.

 

Quando a coca-cola investe em patrocínio na copa do mundo, ela não quer que apenas os torcedores consumam seus refrigerantes nos estádios que recebam os jogos e sim fazer sua marca rodas o mundo e se manter presente na mente dos consumidores.

 

Talvez sua empresa não tenha recursos para um patrocínio nessa proporção mas é recomendado analisar projetos que estejam ao seu alcance.

Personalize Brindes com sua marca

Você tem inúmeras opções de personalizar sua marca e propagar a mesma. Seja em camisas, bonés, canecas, chaveiros entre outros.

Essa é uma excelente forma de levar sua marca mais longe, são brindes úteis para o público levar sua marca com eles no seu dia a dia.

Podendo também, distribuí-los nos engenhos ou ações onde sua empresa patrocine.

Seu desejo é melhorar o brand awareness? Invista em ações de divulgação em grande escala, gestão de marca e a presença dela frequente na rotina do público-alvo. O marketing digital é um excelente indicado nessa missão.

Diante de tudo que foi citado, um bom trabalho de branding é primordial para aumentar o awareness de uma marca.

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11 comentários em “Brand Awareness: O que é e como aumentar o potencial da sua marca”

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