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Checklist para reels que engaja

O Instagram lançou seus Reels no mercado. Este é um novo formato de vídeo, acessível a partir dos stories, que os usuários podem embelezar com efeitos para fazer um clipe de até 30 segundos.

 

 

Os reels podem ser compartilhados em stories, na guia Explorer da rede social e em seu perfil, em uma seção dedicada (como para vídeos IGTV). Esse tipo de vídeo curto lembra o sucesso do TikTok.

 

O QUE É O REELS?

 

Dada a popularidade global do aplicativo TikTok, é normal que outros aplicativos sejam inspirados em seu conceito.

 

Este é o caso, por exemplo, do Instagram, que lançou recentemente seu novo recurso: Reels. O princípio? Publique vídeos curtos com montagens e música.

 

Juntamente com o poder do Instagram, o Reels pode realmente lhe dar muito mais visibilidade.

 

Isso é frequentemente o caso nas redes sociais: quando um conceito funciona, ele é rapidamente copiado ou adaptado em outras plataformas. Esse foi o caso, por exemplo, do Snapchat no Instagram, Facebook e até Messenger.

 

Mas agora, o que funciona na internet é definitivamente o TikTok. Então, o Instagram decidiu se inspirar no conceito do aplicativo chinês criando um novo recurso: Reels.

 

O princípio é praticamente o mesmo: faça vídeos de até 15 segundos compostos por pequenos clipes de ponta a ponta com música.

 

As possibilidades são muitas e o Reels oferece a oportunidade de expressar sua plena criatividade. Para dominar perfeitamente esta nova ferramenta, aqui estão algumas dicas.

 

GRAVE SEU PRIMEIRO REELS 

 

Para começar a registrar seu Reels, faça esse checklist toque no ícone “+” no canto superior direito do aplicativo e selecione Reels.

 

Comece a gravar seu vídeo pressionando e segurando o botão de vídeo no meio inferior.

Você pode ver o progresso do tempo da sua gravação na linha do tempo na extremidade superior da tela.

 

Quando terminar, pressione o botão quadrado. Em seguida, você pode encadear a gravação de vários clipes muito curtos, cuja duração você pode escolher, de até 15 ou 30 segundos.

 

Se você terminou de gravar seu vídeo, pode visualizar clicando no canto inferior esquerdo. Você pode então compartilhar seu conteúdo pressionando a seta na parte inferior da tela para acessar as opções de compartilhamento.

 

Você também pode voltar a editar seu vídeo, para excluir um trecho do seu Reels. No entanto, se você não estiver satisfeito com um de seus clipes dentro do seu Reels, basta pressionar a opção ao lado do botão de gravação, tocar no ícone da lixeira e confirmar. Somente o trecho selecionado será excluído.

 

ACESSE SEUS INSIGHTS DO REELS

 

Agora você pode acessar insights para o Instagram Reels — os insights estão disponíveis na guia Instagram Insights.

 

Para ver como está o desempenho de um Instagram Reel específico, visite a guia Reels na sua página de perfil e abra um Reel.

 

A partir daqui, toque no ícone de três pontos no canto inferior direito da tela e selecione “Insights”.

 

Os usuários podem ver métricas, incluindo Reproduções, Contas Alcançadas, Curtidas, Comentários, Salvamentos e Compartilhamentos.

 

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DO ALGORITMO DO REELS

 

A princípio, o Algoritmo dos Reels do Instagram tem sido um pouco misterioso, especialmente quando se trata do que é mostrado como uma postagem sugerida, ou na guia Explorar Rolos.

 

Mas, recentemente, o Instagram divulgou alguns insights úteis. O que sabemos sobre o algoritmo Reels é que ele favorece Reels que:

 

⦁ São divertidos (ou seja, encantam as pessoas, chamam a atenção delas, as fazem rir ou têm uma surpresa ou reviravolta divertidas)

⦁ Inspira, iniciam uma tendência da qual outros podem participar facilmente

⦁ Explore ferramentas criativas como texto, filtro ou efeitos de câmera

⦁ Os vídeo estejam na vertical

⦁ Usufrua de  músicas da biblioteca de músicas do Instagram e/ou áudio original que você cria ou encontra no Reels

⦁ Tente algo novo, seja você mesmo e veja o que funciona, por outro lado, o Instagram aconselha que marcas e criadores não publiquem reels que:

⦁ Estão embaçados devido à baixa resolução

⦁ Carrega com uma borda ao redor deles

⦁ A maior parte da imagem seja coberta por texto

⦁ Não atenda às Diretrizes da Comunidade do Instagram

O Instagram confirmou que o conteúdo visivelmente reciclado de outros aplicativos (contendo logotipos ou marcas d’água) será menos detectável na guia.

 

CRIE SEU CONTEÚDO AUTÊNTICO

 

A princípio, quando o Instagram Stories entrou em cena em 2016, poucos poderiam ter previsto o quão bem-sucedido seria o formato efêmero divertido e informal. Além disso, Com o Reels é exatamente a mesma coisa.

 

Isso oferece uma ótima oportunidade para as empresas mostrarem um lado mais humano e menos perfeito — o que pode ser ótimo para construir relacionamentos genuínos e fortalecer a comunidade.

 

Por fim, você alcançará um público totalmente novo fazendo isso. Seus Reels aparecerão na guia dos usuários e, assim, e eles poderão tocar no botão seguir imediatamente

14 comentários em “Checklist para reels que engaja”

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