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Qual a importância na escolha da palavra-chave? 

A palavra-chave é um mito para as pessoas que não são especialistas em SEO. Ou seja, as dúvidas que a assombram são muitas. 

 

Este artigo foi criado para desmistificar e fazer você entender de uma vez por todas o que é a palavra chave e a importância dela nos seus textos e técnicas de SEO. 

 

O que são palavras chaves? 

Em primeiro lugar precisamos conceitua-la, certo? Sendo assim, as palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata um artigo ou conteúdo.  

 

No Marketing Digital, são importantes para guiar a otimização de um site ou de uma página, atraindo mais visitantes por meio do Google. 

 

Entretanto as palavras-chave passaram a significar muito mais do que uma simples forma de encontrar um site na internet. Hoje, as palavras-chave representam uma forma de o mercado pensar.  

 

Vamos discorrer melhor sobre o assunto? 

 

palavra chave

A Importância da Palavra Chave 

 

As palavras-chave são os termos que você adiciona em seu site ou blog com a intenção de descrevê-lo para os motores de busca, como o Google, por exemplo.  

Dessa maneira, quando uma pessoa estiver procurando por um produto ou serviço que você oferece, os buscadores sabem que o seu site ou blog vai ser exibido nos resultados das pesquisas. 

Já na primeira impressão conseguimos notar como ela é importante, não é mesmo? 

Na internet, o principal elemento que separa o problema do seu público-alvo da solução que sua empresa oferece é a palavra-chave. 

A escolha da palavra chave deve ser voltada para o seu negócio como um todo e não apenas pensando no SEO. Consequentemente porque seus clientes não entendem sobre SEO, mas eles são quem digitarão sua palavra chave nos buscadores. 

 

Pesquisa de palavra-chave 

 

É necessário ter muita dedicação e excelência nesta etapa do planejamento de estratégico quando falamos da escolha da palavra chave. 

Sendo assim, para fazer uma excelente pesquisa de palavra chave você deve primeiramente conhecer o seu público de modo geral. 

Isso porque o mesmo problema pode ser representado por várias palavras-chave diferentes; o que vai determinar a forma de pesquisa é justamente a pessoa por trás da palavra.  

Você deve analisar as métricas de pesquisa, como no Google Trends, por exemplo. Onde verá o quanto a sua palavra escolhida está sendo utilizada bem como pesquisada pelos seus clientes. 

Agora é hora de analisar com cautela e se necessário for fazer a troca da palavra. 

 

palavra chave

 

Como fazer a lista de palavras-chave 

 

 

A dificuldade da maioria das pessoas na hora de tentar produzir a pesquisa de palavra-chave normalmente está atrelada a começar.  

Lembre-se que você não precisa ser criativo, pois a pesquisa está relacionada ao profundo conhecimento do seu público e ao uso das ferramentas certas.  

Você pode utilizar diversas ferramentas, muitas gratuitas, que te auxiliar no processo de escolha da palavra chave. Vamos conhecer algumas! 

 

  • Keyword Planner do Google Adwords: além de disponibilizar novas ideias de palavras-chave para o seu negócio, ele ainda apresenta dados sobre o volume de buscas de cada uma delas. É sensacional e de graça! 
  • Google Trends: a ferramenta mostra quais termos estão sendo mais pesquisados no momento ou em qualquer período de tempo definido por você. Com ela, também é possível realizar, gratuitamente, comparativos para saber quais palavras estão sendo mais utilizadas pelos usuários na hora da busca.  
  • SEMRush: essa é uma ferramenta paga, diferente das demais, e serve para análise de palavras-chave, análise global do seu site e análise de como a concorrência está trabalhando as palavras chaves deste conteúdo. 

 

Com essas ferramentas, você já pode começar a realizar um trabalho de pesquisa e planejamento de palavras-chave para que a sua empresa passe a ganhar cada vez mais destaque na internet. 

Quer começar agora mesmo? Vamos te dar algumas dicas em um passo a passo básico de como começar a encontrar suas palavras chaves através do Google. Confira abaixo! 

 

Como usar o Google Adwords  

 

  1. Acesse o planejador de palavras-chave fazendo login na sua conta do Google AdWords
  1. Pesquise ideias de palavras-chave  
  1. Crie uma nova lista de palavras-chave  
  1. Faça uma análise detalhada das tendências e dados de volume de pesquisas; 
  1. Escolha as palavras-chave que têm maior relação com o seu site e com os produtos que você está vendendo; 
  1. Escreva suas postagens fazendo o uso das palavras-chaves mais importantes. 

 

Pronto! A mágica vai acontecer. Lembre-se que nada é tão fácil quanto parece, e muito menos difícil, certo? 

 

A palavra-chave é ponte entre seu público e você. Utilize todos os recursos disponíveis para garantir a máxima eficiência dessa ponte.  

 

Apesar de os últimos ensinamentos terem viés de SEO, é possível converter as instruções em uma visão de negócio. 

 

Faça o uso correto das palavras, crie estratégias, mantenha o engajamento e a veracidade dos fatos. Você irá crescer através da internet, pense nisso! 

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