Jornada do cliente saiba tudo sobre…Compra? Quem não gosta?
Seja vender ou comprar, tudo que envolve essa palavra traz pontos positivos em todos os sentidos.
Mas você sabe o que é jornada do cliente? Ou jornada de compra? Ou conhece por funil de compra?
Neste artigo vamos te ajudar a entender as etapas de compra do cliente assim como melhorá-las a cada passo.
Fique atento a cada palavra e dica deste artigo e qual a melhor forma de guiar a jornada de compra do seu cliente para seus produtos e marca.

O que é Jornada de Compra?
Com o inbound marketing, as empresas passaram a contar com um novo modelo para divulgar e vender os seus produtos e os seus serviços: o Marketing Digital.
A jornada de compra é o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está.
Ao entender seus hábitos de consumo e monitorar o que ele está buscando na internet, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra.
Com isso, dedicar esforço para conduzi-lo de maneira eficiente à conclusão do negócio.
Isso acontece porque é possível produzir e entregar conteúdos relacionados aos desejos e às necessidades do consumidor.
Por que devo definir a jornada do meu cliente?
Você deve definir a jornada do cliente no seu negócio para gerar vendas, exclusivamente por isso!
É preciso entender a jornada do cliente como uma metodologia básica, mas fundamental.
Quando um potencial cliente estabelece o primeiro contato com a sua marca ou solução que oferece, você deve estar preparado para recebê-lo e encaminhá-lo à etapa seguinte.
Da mesma forma, se ele tem uma necessidade de consumo bem definida, cabe a você ter ações previamente elaboradas para que o cliente o reconheça como possível solução.
Por fim, se ele estiver pronto para fazer uma compra, mas em dúvida sobre qual empresa escolher, é preciso saltar na frente da concorrência para garantir que você seja o escolhido.
Etapas da Jornada de Compra
Agora que entendemos basicamente o conceito de jornada do cliente durante a compra vamos identificar quais são as etapas deste procedimento. Confira abaixo!
Aprendizado: o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema, ou que tem a necessidade de compra do produto ou serviço
Reconhecimento: A pessoa passa a perceber que tem um problema e que possivelmente pode resolvê-lo.
Consideração: O consumidor percebe, e segue pesquisando soluções e passa a considerar que a opção em que ele está vendo pode ser a melhor.
Decisão: após analisar as opções do mercado, o consumidor analisa as opções e então efetua a compra.
Todo o processo de venda exige muita cautela da empresa, pois, o desenvolvimento do funil de venda é extenso e pode demorar mais que o esperado.
Os seus conteúdos na internet guiarão o cliente até o seu site/produto e desta forma farão a venda ser completa de forma eficaz.
O Impacto da Jornada do Cliente
A jornada de compra impacta de maneira extremamente positiva nas vendas de uma empresa.
Isto porque além da venda, existe uma geração de informações sobre os clientes e isto permite um trabalho mais direcionado ao relacionamento com o consumidor.
Existem diversas vantagens que podem ser consideradas positivas para a empresa em relação a jornada do cliente, veja as principais abaixo:
Relacionamento mais próximo com o cliente
Gestão otimizada
Aumento da produtividade
Vendas mais diretas

Quer impactar ainda mais?
Veja a dica de geração de conteúdo para prospectar ainda mais clientes.
Como produzir conteúdo para cada etapa da jornada de compra
Produzir conteúdo durante a jornada de compra é fundamental para que o cliente mantenha a certeza de que precisa do que você está oferecendo.
Entender as 4 etapas que explicamos anteriormente é extremamente importante para determinar quais conteúdos deverão ser criados e direcionados.
Você deve analisar minunciosamente cada passo para que desta maneira crie conteúdos certeiros. Coloque-se no lugar dos seus clientes, pensem por um minuto que é você que está tomando a decisão de compra.
Além disso, antes de pensar no conteúdo em si, pense também no formato para entregar sua mensagem. Como seu conteúdo chegará até seu prospect?
Lembre-se sempre de conteúdos que chama atenção como e-books, publicações, artigos assim como e-mail marketing.
Você pode oferecer também testes gratuitos para que ele tente resolver o problema ou materiais diferenciados e gratuitos.
Quando a jornada do cliente termina?
Na verdade, ela não termina, ao menos não a sua missão de seguir nutrindo o relacionamento com o cliente para gerar mais vendas.
Agora estamos falando sobre suas ações de pós-venda, ou seja, como irá se comportar depois do cliente ter efetuado a compra.
Quando você oferece uma experiência de compra satisfatória ao cliente, e garante um atendimento exclusivo depois, garantindo a eficiência do seu produto ou serviço estará fazendo com que ele recomende para outras pessoas, ou até mesmo, que volte a comprar.
Você aprendeu neste artigo o que é a jornada do cliente, como ela funciona e por que mapeá-la precisa estar entre as estratégias do seu negócio.
Agora, você tem informações valiosas para colocar em prática todas as dicas e como reconhecer o momento de compra para atuar com maestria no mercado.
Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos ou entre em contato conosco se ficou com alguma dúvida.