Jornada do Cliente: Reconhecimento a compra!

Jornada do cliente saiba tudo sobre…Compra? Quem não gosta?

 

Seja vender ou comprar, tudo que envolve essa palavra traz pontos positivos em todos os sentidos.

 

Mas você sabe o que é jornada do cliente? Ou jornada de compra? Ou conhece por funil de compra?

 

Neste artigo vamos te ajudar a entender as etapas de compra do cliente assim como melhorá-las a cada passo.

Fique atento a cada palavra e dica deste artigo e qual a melhor forma de guiar a jornada de compra do seu cliente para seus produtos e marca.

 

jornada do cliente

O que é Jornada de Compra?

 

Com o inbound marketing, as empresas passaram a contar com um novo modelo para divulgar e vender os seus produtos e os seus serviços: o Marketing Digital.

 

A jornada de compra é o modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está.

 

Ao entender seus hábitos de consumo e monitorar o que ele está buscando na internet, é possível descobrir em qual momento da compra ele se encontra.

 

Com isso, dedicar esforço para conduzi-lo de maneira eficiente à conclusão do negócio.

Isso acontece porque é possível produzir e entregar conteúdos relacionados aos desejos e às necessidades do consumidor.

 

Por que devo definir a jornada do meu cliente?

 

Você deve definir a jornada do cliente no seu negócio para gerar vendas, exclusivamente por isso!

É preciso entender a jornada do cliente como uma metodologia básica, mas fundamental.

Quando um potencial cliente estabelece o primeiro contato com a sua marca ou solução que oferece, você deve estar preparado para recebê-lo e encaminhá-lo à etapa seguinte.

Da mesma forma, se ele tem uma necessidade de consumo bem definida, cabe a você ter ações previamente elaboradas para que o cliente o reconheça como possível solução.

Por fim, se ele estiver pronto para fazer uma compra, mas em dúvida sobre qual empresa escolher, é preciso saltar na frente da concorrência para garantir que você seja o escolhido.

Etapas da Jornada de Compra

 

Agora que entendemos basicamente o conceito de jornada do cliente durante a compra vamos identificar quais são as etapas deste procedimento. Confira abaixo!

Aprendizado: o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema, ou que tem a necessidade de compra do produto ou serviço

Reconhecimento: A pessoa passa a perceber que tem um problema e que possivelmente pode resolvê-lo.

Consideração: O consumidor percebe, e segue pesquisando soluções e passa a considerar que a opção em que ele está vendo pode ser a melhor.

Decisão: após analisar as opções do mercado, o consumidor analisa as opções e então efetua a compra.

 

Todo o processo de venda exige muita cautela da empresa, pois, o desenvolvimento do funil de venda é extenso e pode demorar mais que o esperado.

Os seus conteúdos na internet guiarão o cliente até o seu site/produto e desta forma farão a venda ser completa de forma eficaz.

O Impacto da Jornada do Cliente

A jornada de compra impacta de maneira extremamente positiva nas vendas de uma empresa.

Isto porque além da venda, existe uma geração de informações sobre os clientes e isto permite um trabalho mais direcionado ao relacionamento com o consumidor.

Existem diversas vantagens que podem ser consideradas positivas para a empresa em relação a jornada do cliente, veja as principais abaixo:

 

Relacionamento mais próximo com o cliente

Gestão otimizada

Aumento da produtividade

Vendas mais diretas

 

Quer impactar ainda mais?

Veja a dica de geração de conteúdo para prospectar ainda mais clientes.

Como produzir conteúdo para cada etapa da jornada de compra

Produzir conteúdo durante a jornada de compra é fundamental para que o cliente mantenha a certeza de que precisa do que você está oferecendo.

Entender as 4 etapas que explicamos anteriormente é extremamente importante para determinar quais conteúdos deverão ser criados e direcionados.

Você deve analisar minunciosamente cada passo para que desta maneira crie conteúdos certeiros. Coloque-se no lugar dos seus clientes, pensem por um minuto que é você que está tomando a decisão de compra.

Além disso, antes de pensar no conteúdo em si, pense também no formato para entregar sua mensagem. Como seu conteúdo chegará até seu prospect?

Lembre-se sempre de conteúdos que chama atenção como e-books, publicações, artigos assim como e-mail marketing.

Você pode oferecer também testes gratuitos para que ele tente resolver o problema ou materiais diferenciados e gratuitos.

 

Quando a jornada do cliente termina?

Na verdade, ela não termina, ao menos não a sua missão de seguir nutrindo o relacionamento com o cliente para gerar mais vendas.

Agora estamos falando sobre suas ações de pós-venda, ou seja, como irá se comportar depois do cliente ter efetuado a compra.

Quando você oferece uma experiência de compra satisfatória ao cliente, e garante um atendimento exclusivo depois, garantindo a eficiência do seu produto ou serviço estará fazendo com que ele recomende para outras pessoas, ou até mesmo, que volte a comprar.

Você aprendeu neste artigo o que é a jornada do cliente, como ela funciona e por que mapeá-la precisa estar entre as estratégias do seu negócio.

 

Agora, você tem informações valiosas para colocar em prática todas as dicas e como reconhecer o momento de compra para atuar com maestria no mercado.

 

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